Gente! Hoje eu quero falar sobre os tijolos ecológicos, simplesmente porque estou encantada com essa opção mais sustentável para as nossas construções. O setor da construção civil é responsável por mais da metade do volume de resíduos em meio urbano no país. Alternativas que reduzem o "quebra-quebra" na obra ajudam e muito a reduzir essa contribuição tão gritante.
No caso do tijolo ecológico, ele resolve vários problemas ao mesmo tempo, como toda boa solução de sustentabilidade! Mas como? Já na composição desse tipo de tijolo, podem ser utilizados diversos tipos de resíduos de difícil decomposição, como sílica e resíduos de obra triturados. O processo de fabricação é muito mais simples se comparado ao tijolo comum, não sendo necessária a queima do tijolo, apenas a sua prensagem e cura ao natural.
No momento da instalação é incrível, pois ele é feito para encaixar um no outro bem certinho, sendo necessário pouquíssima argamassa para fixação entre as fiadas. As tubulações todas passam por entre os furos, sem a necessidade daquele quebra-quebra clássico das obras convencionais. Ao final da montagem, a parede está pronta, pois o acabamento fica muito bonito, sem necessidade de emboço, reboco, emassamento. Apenas pintura caso seja do gosto da pessoa.
Já tive oportunidade de construir com Drywall, alvenaria de tijolinho artesanal com tubulações aparentes e agora estou louca para construir com esse tijolinho! E voces, o que acharam? Já trabalharam com esse material? Compartilha aqui comigo!
Simbora que a sustentabilidade é possível e necessária!
Comments